MINE-PR0JETO PARA TRABALHAR SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
Tema: Saúde e Qualidade de Vida
Sub-tema-1:Brasil Ecologia: Consciência e Ação:
Justificativa:
As constantes mudanças que vem ocorrendo nos fenômenos da natureza aliados as ações incorretas do homem no equilíbrio ecológico são motivos de grande preocupação para os seres que habitam neste planeta.Sendo assim, torna-se indispensável conscientizarmos e educarmos o nosso alunado para que este perceba a importância de :
•Investigarmos o ambiente em que vivemos;
•Identificarmo-nos como parte integrante deste ambiente;
•Percebermos as ações como instrumentos de transformação do mundo;
•Ampliarmos o conceito de meio ambiente e ecologia;
•Compreendermos a necessidade da participação individual e coletiva no cuidado com o meio ambiente;
•Estudarmos os aspectos ecológicos vital:água, ar e solo,
•Preservarmos o verde, combatendo a poluição, o desmatamento e a erosão.
Principais Atividades :
•Leituras diferenciadas: texto, notícia, poema, livro,etc.;
•Observações do meio ambiente e relatos;
•Pesquisas,Murais;
•Desenhos e dobraduras;
•Passeios ecológicos
•Dramatizações;
•Concursos de frases sobre o meio ambiente;
•Confecções de maquetes;Músicas;
•Jogos;
•Charges;
•Exercícios diversos relacionados ao tema;
•Criação de cartilhas educativas, etc.
CULMINÂNCIA: Apresentações de trabalhos realizados e teatros de fantoches
OBS: As oficinas deverão ser trabalhadas de acordo com as temáticas, obedecendo aos gêneros textuais já apontados.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES POR:
Maria Gorette O. Emiliano( Professora/Orientadora )
Lúcia de Fátima Queiroga (Supervisora)
Vida Coletiva
Justificativa:
As participações coletivas é de suma importância para a qualidade de vida do cidadão e as festas juninas além de ser uma das maiores manifestações culturais do povo nordestino é uma ação coletiva e saudável.
Objetivo :
•Conhecer a origem das festas juninas e os santos homenageados ;
•Identificar danças,músicas, comidas, crenças e outras manifestações culturais das festas juninas.
Principais atividades
•Pesquisar sobre as origens das festas juninas;
•Pesquisar e discutir sobre a história dos santos comemorados nas festas juninas;
•Conversa informal sobre a temática proposta;
•Produção textual (verbal e não-verbal);
•Construção de maquetes (parque do povo, barracas,arraial,etc.);
•Construções de murais superstições e adivinhações);
•Cartazes, panfletos,painel coletivo,convites;
•Trabalho com rótulos;
•Entrevista com um artista local;
•Trabalhar receitas de comidas típicas;
•Música: DANÇA DA CHUVA:
-Debater sobre as mudanças climáticas desta época;
-Discutir a importância da chuva para a vida das plantas e animais;Discutir formas de economizar água na escola e em casa;
Construção e exposição de cartazes com dicas para economizar água;
•Música:XOTE ECOLÓGICO.Trabalhar sua mensagem;
-Dinâmica,quadrilha e danças,etc.
•outros.
•CULMINÂNCIA : ,Fazer uma quadrilha ou uma festa junina com todos da escola.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES POR:
Maria Gorette O. Emiliano( Professora/Orientadora )
Lúcia de Fátima Queiroga (Supervisora)